top of page

QUANDO A CASA É CHEIA PELO SENHOR


1 Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. Gênesis 7:1


Noé não entrou na arca até que Deus lhe ordenasse, embora soubesse que seria seu lugar de refúgio.


É muito confortável ver Deus indo à nossa frente em cada passo que damos. Noé havia se esforçado muito para construir a arca (120 anos) e agora ele próprio era mantido vivo nela.


O que fizermos em obediência ao mandamento de Deus e com fé, nós mesmos certamente teremos o conforto.


Este chamado a Noé nos lembra o chamado que o Evangelho faz aos pobres pecadores. Cristo é uma arca, somente na qual podemos estar seguros, quando a morte e o julgamento se aproximam. A palavra diz: "Venha"; os ministros dizem: "Venha"; o Espírito diz: “Venha, entre na Arca”.


A arca era…

Um lugar de graça (Gn 7.1; Mt 7.13).

Um lugar de segurança (Gn 7.1; 1Sm 22.23).

Uma habitação preparada por Deus (Gn 7.16; Jo 14.1).

Um lugar de provisão divina (Gn 6.21; Fp 4.19).

Um lugar de separação do mundo (Gn 7.16; Ap 18.4).

Um santuário para glorificar a Deus (Gn 8.20; Sl 84.4).

Um lugar de trabalho para Deus (Gn 6.14; Ef 2.10).

Uma escola para se aprender a paciência (Gn 8.6,9-10).

Um objeto de admiração de muitos (Mc 13.1).

Um objeto de zombaria de outros (Ne 4.1-3).

Um abrigo para Noé, quando entrou nela (Jo 10.27-28).


São palavras do Senhor a nós.....

A nossa casa é uma arca que separa do mundo!!!!

3 pontos que precisamos ter para experimentar este versículo de Gênesis 7:1: ORDEM, PROVISÃO E TESTEMUNHO


EM PRIMEIRO LUGAR: ORDEM: ENTRA!


Existe essa ordem do Senhor para Noé “ENTRA” na arca, Ele demorou 120 anos (Gênesis 5:32) para construir e ainda sim esperou a ordem do Senhor para entrar, Isso revela algo para nós: OBEDIÊNCIA.


22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 24 Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; 25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. 1 Pedro 1:22-25


O amor sincero envolve a doação; uma pessoa egocêntrica não pode amar verdadeiramente. O amor e o perdão de Deus nos libertam para que não olhemos apenas para nós mesmos, e sim para as necessidades dos outros.


Hoje vivemos como Noé em um mundo corruptível e nossas casas são como a ARCA: O QUE PERMITIMOS ENTRAR EM NOSSOS LARES?


Em nosso Lar Jesus deve ser o Senhor.

O texto de Efésios 5:23, vai dizer que Ele é o cabeça da igreja. Por isso que em nosso lar, Ele deve ser Senhor.


A fim de manifestar Seu poder quando obedecido (João 14: 21)

Em João 14:21 diz que aquele que guarda os mandamentos de Deus, ou seja, suas ordens, Ele se manifesta a esses.


Então, se em nosso lar guardamos a palavra de Deus e obedecemos, Ele está presente conosco. Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito Gênesis 18:19


Um lugar de graça (Gn 7.1; Mt 7.13).

Um lugar de segurança (Gn 7.1; 1Sm 22.23).

Uma habitação preparada por Deus (Gn 7.16; Jo 14.1).

Um lugar de provisão divina (Gn 6.21; Fp 4.19).

Um lugar de separação do mundo (Gn 7.16; Ap 18.4).

Um santuário para glorificar a Deus (Gn 8.20; Sl 84.4).

Um lugar de trabalho para Deus (Gn 6.14; Ef 2.10).

Uma escola para se aprender a paciência (Gn 8.6,9-10).

Um objeto de admiração de muitos (Mc 13.1).

Um objeto de zombaria de outros (Ne 4.1-3).


Nossas casas são separadas pelo Senhor, isso me lembra de mencionar quem foi NOÉ: Seu nome significa “consolo, repouso” / Achou graça diante de Deus (Gn 6.8). / Foi um homem justo (Gn 6.9). / Andou com Deus (Gn 6.9; Fp 2.5). / Seu testemunho foi bom (Gn 6.9; 1Sm 12.3-4; At 24.16). Gênesis 6:9


São características que pertencem a nós também:

Achamos graça?

Somos justificados?

andarmos com Deus?

Temos um bom testemunho?


O plano de Deus não é apenas para o homem sozinho, mas para toda a sua família. Quando o Senhor decidiu julgar e destruir a humanidade nos dias de Noé, não proveu salvação para ele sozinho, mas para toda a sua família (Gn 6.18).


EM SEGUNDO LUGAR: PROVISÃO NECESSÁRIA


O TEXTO CONTINUA ASSIM: “tu e toda a tua casa”

No Novo Testamento encontramos um anjo visitando Cornélio e dizendo que deveria chamar a Pedro, “o qual te dirá palavras mediante as quais será salvo, tu e toda a tua casa”. (At 11.14).


E além de toda esta porção bíblica, encontramos a clássica declaração do apóstolo Paulo ao carcereiro de Filipos:


“Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e toda a tua casa.” (Atos 16.31)


Deus tem um plano para toda a família. Não quer dizer que porque um se converteu, todos irão automaticamente converter-se por causa deste texto

Cada familiar nosso tem o direito de escolha; e se dirão sim ou não a Jesus Cristo, é uma responsabilidade pessoal de cada um deles. Mas devemos fazer de tudo para convencê-los, ensiná-los, cobri-los de oração intercessora e tudo o mais que for possível.


Na condição de cabeça do lar, o homem é o responsável de quem Deus cobrará o exercício do sacerdócio.


É óbvio que a mulher deve participar exercendo o sacerdócio juntamente com seu marido, mas a responsabilidade maior não está sobre seus ombros.

Muitos maridos se acomodam por ver sua esposa fazendo bem o seu papel, mas não deveriam agir assim. Por melhor que seja a ajuda da mulher, o homem tem que fazer a sua parte e ele é quem prestará contas!


Liderança indica responsabilidade, bem como autoridade perante o Senhor.

Não é uma posição de poder ditatorial.


As Escrituras afirmam categoricamente que o marido é a cabeça da esposa. Mas ele é a cabeça da esposa como Cristo é a cabeça da Igreja (Ef 5:23).

Abro um aspas aqui “movimentos ideologicamente comprometidos com a destruição da família”


Vivemos em um tempo como de Noé:

36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. 37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Mateus 24:36-44


1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. 3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! 5 O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, 6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! Salmos 128



Sua vida familiar é uma benção ou encontra-se enferma?


Ler e obedecer à palavra de Deus é uma boa maneira de começar a fazer de sua família tudo que ela deveria ser. No lar em que Deus é honrado, respeitado, obedecido e amado, haverá paz, prosperidade e felicidade! Você deseja isso para a sua família e para a sua vida?


Então, honre ao Senhor decidindo segui-Lo, obedecê-Lo, andar em Seus Caminhos. Receba a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Não fique esperando que o marido tome a sua decisão por Jesus, ou a esposa ou os filhos façam o mesmo. Comece por você que está recebendo essa palavra e Deus completará a obra em sua família.


19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4:19


Amados é uma fé neste versículo que precisamos ter em nossa vida, podemos confiar no Senhor. É Deus quem disse que suprirá as nossas necessidades. Elas serão supridas em Cristo Jesus.


Pela palavra e pela oração, posso colocar todas as minhas necessidades e de minha família diante de cristo para seu suprimento


EM TERCEIRO LUGAR: TESTEMUNHO

O próprio Deus reconhece em Noé o testemunho, pois diz: “porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração”

A palavra que vem no meu coração é: “Separação” Estamos neste mundo, mas não pertencemos a ele.


8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8


Ao desfrutarmos das Boas Novas do Evangelho jamais devemos retê-las.

Sabemos deste versículo acima “de trás pra frente” não é mesmo? Porém, poucas pessoas meditam neste importante aviso do nosso Senhor antes de ascender aos céus.


Este seria o derramar de Joel 2.28, o qual sucedera ao primeiro avivamento experimentado pela Igreja. Com este cumprimento e o testemunho dos discípulos muitas vidas foram sendo salvas.


3 estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações 2 Coríntios 3:3


Somos a CARTA LIDA, assim como o apóstolo afirma.


Muitos lares cristãos não crescem pela falta de testemunho dentro, nossa casa é o primeiro lugar que precisa ser testemunhado.


Um homem/mulher que é só cristãos nos cultos, estão vivendo na mentira.

A maneira como nos portamos em nossos lares é crucial para que os nossos familiares observem a vida de Deus em nós e siga nossos exemplos.

Demonstre sua fidelidade a Deus em todas as suas ações.

Fale bem da sua igreja, das reuniões e principalmente dos irmãos em Cristo.

Não compartilhe assuntos internos.


Um bom testemunho:

No seu lar

No trabalho

Na igreja

Na vizinhaça

Nos relacionamentos

Nas redes sociais


Somos separados, para levar a palavra de vida. O Senhor declara que na mesma fonte não se pode jorrar dois tipos de fonte. Que a mesma coisa que Deus fez a Noé seja em nossas vidas:


Seu confidente (Gn 6.13,17).

Seu amigo (Gn 6.18; 9.9; Jo 15.15).

Um pregador (2Pe 2.5).

Portador da promessa (Gn 6.18).

Um monumento da graça (Hb 11.7).


7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Hebreus 11:7


QUANDO A CASA É CHEIA PELO SENHOR TEM: ORDEM, PROVISÃO E TESTEMUNHO.




3 visualizações0 comentário
bottom of page